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Perdidos no DotA #3

Eai Galeros!
Hoje vou ensinar um pouco a respeito da linguagem usada entre os gamers do DotA para que você nao se sinta perdido quando for jogar



Terminologias Gerais.

afk = away from keyboard = longe do teclado
buff ¹ = make something better = melhorar algo (habilidade, stats, itens, etc).
buff ² = Magias que melhoram temporariamente um personagem.
debuff = Magias que pioram temporariamente um personagem.
frag = quando você mata alguém
imba = imbalanced = desbalanceado. Refere-se a algum herói/item/skill que seja muito "apelão", muito forte.
ks = kill steal = roubar o frag de alguém
kser = kill stealer = aquele que rouba frags... Papa frags!
lol = laughing out loud = rindo muito alto. Risada básica.
nvm = never mind = deixa pra lá (no sentido figurativo)
wtf = what the fuck = mas que mer**?. Expressão de expanto, quando algo é estranho ou desagradável

por exemplo, eu sou muito lol...


Terminologias do DotA

AoE = area of effect = Área de Efeito. Designa magias de área. Quando acompanhada de um número, refere-se a um raio, com aquele valor, ou seja o diâmetro de efeito é o dobro demonstrado
Aura = Habilidade passiva que gera efeitos benéficos às unidades aliadas próximas, ou efeitos maléficos à unidades inimigas próximas
Build = Estratégia usada na evolução de personagem, caraterizando a seleção de itens e de skills usadas no decorrer do jogo
Crit = critical = crítico. Ataque, por porcentagem, que causa um dano muito elevado
DD = double damage = Power-up que duplica o seu dano
Deny = "Negar" um creep aliado. Significa que você vai matar uma unidade sua antes que o inimigo o faça, reduzindo assim o ganho de experiência dele, e impossibilitando que ele dê um last hit.
Disable = "Desabilitar" um herói. Pode ser feito através de magias ou itens, com efeitos como "stun", "hex", entre outros.
Dmg = damage = o dano de seu personagem
Farm = tentar ganhar o máximo de dinheiro possível matando creeps e neutros
Gank =  jogada em time, em que um time vai para cima de um ou mais heróis do outro time tendo vantagem numérica. Muito usado para enfrentar heróis fortes e/ou desprevenidos
Harass = "Pentelhar" um herói. Significa não deixá-lo jogar direito, sempre atacando-o quando possível, ou jogando nukes. O objetivo é prejudicar a estadia do inimigo na lane, forçando-o a recuar e ser prejudicado
HP = hit points = pontos de vida. Se acabar, você morre
Last hit = Dar um "ultimo golpe" em uma unidade. Quando feito em unidades inimigas, isso irá te garantir um ganho de gold pela façanha. Em unidades aliadas, será considerado um deny
micro = micro management = qualidade de usar com velocidade e precisão as teclas e os cliques no jogo, de modo a agilizar as tarefas
MH(Slashiitz) = map hack = programa de baixo nível que permite a um jogador enchegar além da neblina do jogo, e tenha vantagem sobre os outros jogadores. Coisa de jogador noob.
MP = mana points = pontos de mana. Usados para usar magias e itens ativos
Newbie = iniciantes no jogo, novatos. Termo mais cordial
Noob = iniciantes no jogo, novatos. Geralmente usado com desprezo
Nuke = qualquer magia de dano que pode ser usada para "nukar" um herói inimigo, geralmente com alcance longo
Orb effect = skills de herói ou de item que modifica o ataque do herói. Em geral, apenas um orb effect funciona por vez no herói
Permabash = Build de itens para um herói de alta velocidade de ataque, para fazer com que seus ataques causem tantos bashes que o alvo atacado ficará praticamente em bash permanente
Pool = Ato de dar itens a um aliado. Expressamente proibido em qualquer campeonato de nível
Push = Tática de "empurrar" a lane, indo para cima da base do inimigo com tudo. Geralmente, feita com o auxilio summons ou itens de auras
Rax = barracks = Construções que, ao destruídas, deixam os creeps do inimigo mais fortes
Regen = regeneration = regeneração (tanto de vida quanto de mana)
RM  = rematch = revanche
RMK = remake = recomeçar a partida
Ulti = ultimate = a 4ª magia dos heróis, que só tem 3 níveis, e geralmente é muito forte
XP = experience = experiência. Necessária para o personagem passar de nível


Estilo dos Heróis



Assassins

Heróis especializados em matar outros heróis rapidamente através de dano físico. Todo eles tem alguma forma de invisibilidade ou tática de cilada repentina. Qualquer herói com windwalk, habilidade de invisibilidade, ou lampejo (blink) pode ser classificado nessa categoria. Ex: Gondar, Mortred

Disablers

Heróis que possuem a habilida de “desabilitar outros heróis, basiacmente forçando eles em uma desvantagem enquanto no intento de lutar ou escapar. Magis que desabilitam incluem quaisquer magias que movem o herói sem seu consetimento, atordoam o inimigo, reduzem movimento , desabilitam o movimento, reduz danos, reduz velocidade de ataque, reduz armadura, previne ataque físico, ou previne de soltar magias.EX:Rhasta e Lion

Nukers

Heróis que possuem a habilidade de causar um dano significativo de dano em um momento repentino através do uso de habilidades combinadas. Exemplos (Lion com Impale e Finger of Death, Slayer com Dragon Slave e Light Strike Array + Laguna Blade)

Support

Heróis cuja habilidades servem de suporte para o resto do time. Heróis com magias de cura ou de proteção recaem sobre essa categoria. Pushers podem ser considerados como suporte, embora algumas vezes possam ser usados individualmente ao invés de trabalhar em conjunto com o time. Ex: Dazzle (o melhor Support até então), chen.

Pushers

Heróis que podem rapidamente destruir torres inimigas e creeps com suas habilidades de invocar unidades adicionais e de dar dano emáreea. Ex: Leshrac, Pit Lord, Luna.

Spammers

Heróis que utilizam maciçamente de magias ofensivas com o intuito de matar o herói ou para seu ritmo de jogo. Isto frequentemente força o herói inimigo a voltar para sua fonte de cura, provocando perda de tempo e consequentemente fazendo com que o herói inimigo perca experiência. Exemplos: Zeus, Luna, Pugna

Stunners

Heróis que possuem a habilidade de atordoar outros heróis. Certos heróis tem habilidades passivas que ativadas tem um certa chance de atordoar heróis inimigos. Quando certos heróis conseguem manter o herói constantemente atordoado são conhecidos informalmente como Permastun. Exemplos: Lion com Impale, Sven com Storm Bolt e Sand King com Burrowstrike.

Tankers

Heróis que podem absorver monstruosas quantidades de dano com grande quantidade de hit points ou boa armadura. Tipicamente usados para destruir torres inimigas. Exemplos: Treant Protector, Centaur Warchief , e Axe






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